Ho 5 Passos para não perder seu emprego para um robô.
  • Beatriz Zanetti

5 Passos para não perder seu emprego para um robô.

A revolução digital está transformando a dinâmica do mercado de trabalho. Máquinas, robôs e sistemas começam a substituir a força de trabalho humana nos mais diferentes tipos de tarefas e segmentos de mercado. Não há mais espaço para posturas automatizadas. É tempo de se transformar em um Profissional do Futuro!



A chamada revolução digital ou revolução 4.0 trouxe inúmeras inovações tecnológicas que geraram diversas facilidades e aumento na qualidade de vida geral da humanidade. Entretanto, essas inovações também trouxeram consequências como a substituição da força de trabalho humana em tarefas mecânicas e previsíveis, deixando profissionais preocupados com o futuro de suas carreiras. E não é para menos. Especialistas indicam que o desemprego pode ser o destino de mais de 50 milhões de profissionais ao redor do mundo que não estão se especializando e correm o risco de serem substituídos por um robô.


Apesar desse número preocupante, a nova realidade criada pelo mundo 4.0 nos liberta de ter que trabalhar como seres autômatos em atividades repetitivas e abre espaço para novas profissões que valorizam a criatividade e a sensibilidade humana - aspectos que uma máquina não pode substituir. Mas, como se desperta o potencial humano?


Não é preciso ser um robô para agir como um:


O fato da Era 4.0 viabilizar “sermos humanos” permite que pessoas dos mais diferentes perfis consigam viabilizar economicamente seus talentos e capacidades. Mas, muitas pessoas ainda tem dúvida em como fazer esse movimento de resgate do potencial humano. Foi pensando nisso que a Ciência do Protagonismo mapeou os 5 passos que os profissionais do futuro percorreram para aplicar todo seu potencial humano à sua carreira, se destacar e garantir sua empregabilidade. Confira:


1. Atuação Protagonista

Os profissionais do futuro assumem a responsabilidade pela cocriação do mundo em que querem viver. E seu trabalho é a forma mais direta de impactar o mundo ao seu redor. Por isso, entenda o que mobiliza você na sua realidade e como sua atuação profissional pode contribuir para essa causa.


2. Clareza do Objetivo

Diante de tantas possibilidades e constantes inovações é fácil se paralisar, cair no automatismo do dia-a-dia, ou se deixar levar por escolhas de outras pessoas. Ter clareza de quem você é de onde quer chegar é pré-requisito para construir uma Carreira 4.0.


3. Coerência interna

Para manter constância na sua jornada profissional em meio a tantas mudanças é preciso estar alinhado ao que é realmente importante para você. Faça escolhas conscientes, críticas e estratégicas para construir agora o futuro em que quer viver.


4. Fator humano

Profissionais do futuro já entenderam que sua principal especialização é a em si mesmos. Saber o que torna você único e como aplicar isso no seu dia-a-dia de trabalho para gerar resultados diferenciados é a melhor forma de potencializar o que há de mais humano em você.


5. Marca Profissional

Sua história e experiências fazem parte de quem você é e formam o futuro mais provável em que irá viver. Entender as características comuns que compõem a forma como você tem sido percebido é o que traz relevância para seu perfil e torna sua marca profissional única e insubstituível.


E você? Quanto já percorreu de cada um desses 5 passos? Fato é que hoje você já tem como potencial o que precisa para se tornar um Profissional do Futuro. Mas sem o direcionamento certo, você pode acabar andando em círculo, gastando tempo, energia, dinheiro e correndo o risco de seu futuro!


A escolha pelo primeiro passo é sua e a Ciência do Protagonismo existe para auxiliar você na sua jornada de transformação em um Profissional do Futuro e na construção de um Plano de Carreira 4.0 - à prova de transformações digitais e crises existenciais.



Dica 4.0: A Ciência do Protagonismo é uma Plataforma online de Desenvolvimento de Carreiras 4.0. Queremos auxiliar você a encurtar o caminho para se transformar em um Profissional do Futuro! Acesse nosso Diagnóstico de Carreira 4.0 para dar o 1º passo gratuitamente.



Por Beatriz Zanetti - Psicóloga e Coach de Carreira. Dedica-se a auxiliar pessoas a ressignificarem suas carreiras e viverem uma vida mais feliz e com mais propósito.




TAGs: Revolução 4.0; Mundo 4.0; Carreira; Empregabilidade; Robôs; Futuro do Trabalho; Profissional do Futuro; Desemprego; Potencial Humano; Talentos; Realização Profissional; Sucesso; Competências do Futuro; Empregabilidade.

105 visualizações

|  HOME  |  SOBRE  |  SOLUÇÕES  |  BLOG  |  PARA EMPRESAS  |

|  FALE COM A GENTE  -  contato@cienciadoprotagonismo.com  -  +55 31 9 8240.2328  |

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone