Ho 7 Competências do Profissional do Futuro e Como desenvolvê-las
  • Elzí Campos

7 Competências do Profissional do Futuro e Como desenvolvê-las

Atualizado: 13 de Jun de 2019



A Era 4.0 é um momento histórico em que o avanço da tecnologia intensifica a velocidade com que as mudanças acontecem e pressiona para o surgimento de um novo perfil profissional. O chamado Profissional do Futuro precisará desenvolver capacidades específicas para conseguir superar os desafios dessa nova realidade como aponta o Fórum Econômico Mundial que mantém um cronograma de publicações sobre as habilidades do futuro.


Avaliando esses relatórios, elaboramos uma listagem com 7 capacidades que profissionais de todas as áreas, nichos e segmentos terão que dominar e dicas de como desenvolvê-las agora!


1.Domínio Tecnológico: muitas pessoas tem resistência só de pensar em ter que aprender sobre robótica, programação e big data. Mas, o futuro exigirá nossa “alfabetização tecnológica” e precisaremos aprender sobre novas tecnologias assim como no passado aprendemos noções de Excel e PowerPoint.


#Dica: comece se familiarizando com as principais ferramentas que os profissionais de sua área ou setor utilizam. Por exemplo: se você é da área de marketing, entenda qual é a lógica das ferramentas de automação ou como se opera programas de design.


2.Resolução de Problemas Complexos: se resolver problemas sempre foi desafiador, imagina quando se tornam complexos e imprevisíveis?! Pois essa é a realidade corriqueira que o mundo V.U.C.A. gera, demandando uma postura mais integradora, sistêmica e criativa.


#Dica: comece a ler livros e assistir filmes de estilos diferentes do que está acostumado; passe a frequentar lugares diferentes; e, principalmente, conviva com pessoas diferentes. Navegar em outros mundos é a melhor forma de ativar nossa capacidade criadora e inovadora.


3.Pensamento Crítico: saber pensar pode parecer algo óbvio, mas pensar criticamente não é tão simples quanto parece; exige que se tenha abertura para perceber diferentes pontos de vista e não aceitar imposições como verdades para, então, construir seu próprio ponto de vista e também estratégias e planos de ação efetivos.


#Dica: participar de grupos de estudos ou cursos sobre filosofia, antropologia e sociologia é uma das formas mais efetivas para entender como a sua história reflete sua forma de ver o mundo e qual é o impacto disso na sua postura profissional.


4.Habilidades sociais: o mundo 4.0 exigirá seres humanos cada vez mais humanos. Isso porque os robôs serão cada vez mais utilizados na execução de tarefas repetitivas e previsíveis. Isso nos libertará de ter que atuar como seres autômatos e nos dará a oportunidade de resgatar nossa essência humana para criar, colaborar e compartilhar resultados.


#Dica: um exercício simples é identificar as tarefas de sua rotina de trabalho que poderiam ser executadas de forma automatizada. Quanto disso corresponde a suas horas de trabalho diária? E o que você poderia fazer se tivesse esse tempo livre para criar em colaboração?


5.Mentalidade de Crescimento: a velocidade das mudanças continuará em expansão e nos exigirá muita disposição para continuar aprendendo, reaprendendo e desaprendendo. É isso o que representa o termo Lifelong Learning – a postura de sermos “eternos aprendizes”.


#Dica: aprender não se restringe a sala de aula. Você pode aprender em vivências, projetos, voluntariado, etc. Pode aprender ainda mais fazendo terapia, mentoria ou coaching. O ponto mais importante é traçar um plano de carreira que formalize os passos necessários para aprender continuamente o que precisa para viver o que deseja.


6.Resiliência Emocional: como a única constante passa a ser a mudança, será fundamental se sentir confortável no meio do caos e automotivado para continuar seguindo seus objetivos mesmo diante de obstáculos, mudanças de planos, erros e imprevistos.


#Dica: para cada desafio, por menor que seja, avalie quais são as lições positivas que você aprendeu, tome nota disso em algum tipo de diário e também indique o que você faria de diferente se tivesse uma segunda chance. Errar com consciência é pré-requisito do sucesso.


7. Senso de Propósito: as novas tecnologias geram novas profissões, atuações, modelos de negócio e mercados. Cada vez mais podemos aproveitar desse mundo em transformação para criar uma atuação profissional que valorize nosso perfil, capacidades e talentos de forma única.


#Dica: identifique tarefas do que seria uma atuação profissional ideal para você. Essa atuação pode ainda não existir, ou pode ser a mistura de várias que já existam. O ponto é descobrir o que te conecta com cada uma de suas tarefas e responsabilidades. O senso de propósito é o que já nos diferencia no novo mundo do trabalho e também dos robôs!


0 visualização

|  HOME  |  SOBRE  |  SOLUÇÕES  |  BLOG  |  PARA EMPRESAS  |

|  FALE COM A GENTE  -  contato@cienciadoprotagonismo.com  -  +55 31 9 8240.2328  |

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone