Ho A Revolução 4.0, o futuro que já começou
  • Beatriz Zanetti

A Revolução 4.0, o futuro que já começou

Atualizado: 23 de Dez de 2018

Diversos setores do Brasil discutem como se adequar a Indústria 4.0 e manter sua relevância frente as mudanças geradas por inovações tecnológicas. Mas, você sabe o que é a Revolução 4.0 e como ela vai impactar sua vida?


Estamos vivendo no limiar de um novo mundo, o mundo 4.0! Nos campos econômicos, sociais e culturais grandes mudanças estão acontecendo em velocidade exponencial devido a avanços tecnológicos como a inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação quântica, só para citar algumas. E por mais que agora você não veja ainda como isso pode te afetar, acredite, essas mudanças também vão impactar sua vida, e principalmente sua carreira.


Te falo isso porque todas as revoluções que a humanidade já viveu desencadearam alterações profundas no modo de produzir e no mundo do trabalho. Elas nos fizeram deixar para trás um modelo de vida e de mundo que não retornou mais.


As Revoluções e suas mudanças


Se você ainda não sabe muito bem o que eu quero dizer com isso, olha aqui esse resumo sobre as revoluções anteriores e pense em tudo que mudou a partir delas:

  • Revolução Agrícola (10 mil anos atrás): originada pelas inovações tecnológicas que permitiram cultivar a terra

  • 1ª Revolução Industrial (1760 e 1840): impulsionada pelo surgimento da máquina a vapor e das ferrovias

  • 2ª Revolução Industrial (final do séc. XIX): originada a partir do advento da eletricidade e da linha de montagem

  • 3ª Revolução Industrial (década de 60): consequência da revolução digital, da criação do computador

Agora você entendeu? Foram momentos que geraram mudanças profundas que alteraram todas as áreas da sociedade. E isso também está acontecendo agora, bem pertinho de você. No Brasil, de acordo com um estudo da consultoria McKinsey, 50% dos atuais postos de trabalho poderiam ser automatizados, ou seja, 53,7 milhões de empregos poderiam sumir!


E é por isso que 2018 foi marcado por discussões ao redor do mundo e em diversos setores brasileiros sobre a necessidade de se adaptar à essa nova realidade que já começou. Empresas da área de educação estão pensando como ensinar o que cidadão do futuro precisa saber, entidades profissionais debatem a adequação dos currículos de graduação para garantir que o mercado terá mão-de-obra com as competências do futuro e pesquisadores do mundo do trabalho já estudam como a Revolução 4.0 vai impactar a oferta e a qualidade dos empregos disponíveis e como a sociedade vai ter que se adequar para lidar com isso.


E você, já começou a pensar como essas mudanças vão impactar a sua vida profissional? Como você pretende se preparar e se adaptar para esse novo mundo do trabalho?


DICA 4.0: A Ciência do Protagonismo é uma Plataforma online de Desenvolvimento de Carreiras 4.0. Queremos ajudar você a encurtar o caminho entre seu sucesso e o futuro! Só depende da sua decisão por investir no seu maior e mais valioso recurso: você! Acesse nosso Diagnóstico de Carreira 4.0 para dar o primeiro passo gratuitamente.



Por:

Beatriz Zanetti - Psicóloga e Coach de Carreira. Dedica-se a auxiliar pessoas a ressignificarem suas carreiras e viverem uma vida mais feliz e com mais propósito.




Jéssica Behrens - Empreendedora, apaixonada por inovação, tecnologia e marketing digital.







TAGs: 4ª Revolução Industrial, Revolução 4.0; Mundo 4.0; Carreira; Futuro do Trabalho; Mercado de Trabalho; Mudança; Novo Mundo do Trabalho; Profissionais do Futuro; Cidadão do Futuro; Competências do Futuro.


Referências usadas nesse artigo:

https://public.tableau.com/profile/mckinsey.analytics#!/vizhome/InternationalAutomation/WhereMachinesCanReplaceHumans

https://www.bettbrasileducar.com.br/home

https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/12/industria-40-pede-engenheiro-empreendedor-e-comunicativo.shtml

https://www.ilo.org/global/topics/future-of-work/WCMS_569528/lang--en/index.htm

0 visualização

|  HOME  |  SOBRE  |  SOLUÇÕES  |  BLOG  |  PARA EMPRESAS  |

|  FALE COM A GENTE  -  contato@cienciadoprotagonismo.com  -  +55 31 9 8240.2328  |

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone