Ho Empregabilidade 4.0: como superar a escassez de talentos
  • Elzí Campos

Empregabilidade 4.0: como superar a escassez de talentos


A Era 4.0 é um momento histórico em que o avanço da tecnologia intensifica a velocidade com que as mudanças acontecem. Para se ter uma ideia da velocidade dessas mudanças, pela lei de Moore, a capacidade de um computador dobra a cada dois anos! E conseguir acompanhar todas essas mudanças é o maior desafio de qualquer profissional nos dias de hoje, independente de sua área, setor, segmento ou nicho.


O dilema da Escassez de Talentos


No mundo do trabalho fica mais visível perceber o impacto dessas mudanças com a propagação de sistemas automatizados, de softwares programados para avaliar grandes volumes de dados e de máquinas para atuar em tarefas repetitivas e previsíveis.


O resultado é um fenômeno contraditório:


de um lado, temos as maiores taxas de desemprego da história formada por profissionais que não conseguem se recolocar no mercado, na maioria das vezes, por não terem se desenvolvido em termos técnicos e comportamentais para atuar na realidade 4.0.

Para os próximos anos, a estimativa é de que 50 milhões de pessoas percam seus empregos para robôs.

De outro lado, segundo a pesquisa da ManpowerGroup realizada em 2018 em 43 países, 34% dos empregadores brasileiros relatam ser seu maior desafio encontrar profissionais adaptados para atuar nessa nova realidade. A média mundial chega a 52% a ponto de já se falar de uma verdadeira epidemia de escassez de talentos.


Mas como se tornar um Profissional do Futuro?


O principal ponto é: não resistir à mudança. O avanço da tecnologia é irreversível e continuará gerando transformações. Isso significa que você tem 03 opções:


1- lidar com as mudanças a medida que elas acontecem (o que pode significar encarar um período de desemprego),

2- Se adaptar às novas demandas do mercado ou

3- Se aproveitar do que a realidade 4.0 oferece para recriar sua realidade, se tornar um protagonista da sua carreira e se tornar um talento concorrido no novo mercado de trabalho.


Para isso, você precisa direcionar seus esforços para cumprir com os 3 passos que todo Profissional do Futuro já percorreu:


1. Plano de Carreira: a Era 4.0 é marcada pela imprevisibilidade e por múltiplas possibilidades. Isso dificulta fazer planejamentos e escolhas. Mas, não significa deixar de agir estrategicamente.


Exatamente porque existem várias alternativas de caminhos, é tão importante definir um plano de carreira para que você não se perca, mantenha o foco no que é importante para você e sirva como um direcionador de longo prazo na definição de escolhas de curto prazo.

A intenção não é que o plano de carreira seja um documento com um passo a passo rígido, mas que cumpra a função de um ajustador de rota à medida que as mudanças forem aparecendo e as oportunidades sendo construídas.


2. Habilidades do futuro: a única forma de não sermos substituídos por um robô é não agir como um. Nunca foi tão importante resgatar nossa essência humana, principalmente para garantir nossa empregabilidade. Prova disso foi apresentado pela pesquisa da Page Personnel que revelou que 9 em cada 10 profissionais são contratados por capacidades técnicas, mas demitidos por questões comportamentais e humanas.

Sim, não existe nada mais complexo do que lidar com seres humanos. Mas, todas as possibilidades do futuro apontam para a necessidade de se redescobrir a efetividade do relacionamento humano para se cocriar soluções inovadoras e muito maiores do que as construídas por indivíduos isolados.


3. Resultados Exponenciais: se as mudanças acontecem em velocidade crescente, os profissionais são pressionados a gerar resultados cada vez mais expressivos. Para manter esse padrão de resposta sem fugir do humanamente possível em um dia de 24h é preciso fazer uma verdadeira revisão de mentalidade para conseguir pensar fora da caixa e gerar resultados de impacto exponencial.


O ponto central está em revisar o uso que fazemos do nosso tempo para navegar em diferentes áreas, conviver com pessoas de perfis diversos e complementares aos nossos, e viver experiências que ampliem nossa visão de mundo.


Ao decidir por construir um Plano de Carreira 4.0, desenvolver as Habilidades do Futuro e aprender como se gera Resultados Exponenciais, você irá se permitir fazer parte da mudança e construir uma carreira à prova de crises existenciais e transformações digitais.


Experimente se transformar em um Profissional do Futuro!


Por:

Fundadora da Ciência do Protagonismo, é Cientista e Empreendedora. Dedica-se a auxiliar protagonistas a acelerarem seus propósitos e gerarem resultados exponenciais.


Beatriz Zanetti - Psicóloga e Coach de Carreira. Dedica-se a auxiliar pessoas a ressignificarem suas carreiras e viverem uma vida mais feliz e com mais propósito.




0 visualização

|  HOME  |  SOBRE  |  SOLUÇÕES  |  BLOG  |  PARA EMPRESAS  |

|  FALE COM A GENTE  -  contato@cienciadoprotagonismo.com  -  +55 31 9 8240.2328  |

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone