Ho Inteligência de Gênero e o caminho para a Disrupção
  • Elzí Campos

Inteligência de Gênero e o caminho para a Disrupção

As mulheres estão, mais do que nunca, vindo com tudo para o mercado de trabalho. Mas as empresas estão prontas para recebê-las e usufruir do seu potencial?




Segundo o Censo INEP e IBGE 2018, as mulheres já representam 57,8% dos graduandos nas universidades e 55% das vagas nas pós-graduações. Chegando cada vez mais preparadas e ambiciosas ao mercado de trabalho, as mulheres não estão mais satisfeitas com funções de suporte e buscam ser protagonistas. Contudo, para que elas possam demonstrar todo seu potencial, é necessário que as novas lideranças saibam gerir seus times com Inteligência de Gênero.


O que é Inteligência de Gênero?


É a habilidade de reconhecer que pessoas chegam com bagagens distintas ao mercado de trabalho e que essas bagagens somadas podem conviver em harmonia e potencializar o desempenho de uma equipe. Gerir um time com Inteligência de Gênero envolve compreender que pessoas diferentes têm prioridades, formas de pensar e maneiras de trabalhar distintas e que respeitar todas essas diferenças é crucial para construir um time engajado.


Mas não é só por engajamento que a Inteligência de Gênero deve estar no radar de todo bom gestor - já é comprovado que a diversidade traz benefícios para o negócio e para seus resultados.

Cada vez mais, características que sempre foram associadas a feminilidade - como sensibilidade, visão holística, preocupação com o outro - têm sido requisitadas em equipes de alto desempenho. Nos novos modelos de trabalho, cuidado com o relacionamento é tão importante quanto o foco em resultados.

Quando olhamos essas duas maneiras de agir, tendemos a achar que as pessoas estão divididas em caixinhas: aquelas que são mais relacionais e aquelas que são mais focadas em resultados. Porém, por mais que cada pessoa tenha uma tendência para agir mais frequentemente de uma dessas duas maneiras, não podemos levar essa divisão tão simplista ao extremo.

Isso porque não há uma única diretriz de como liderar. As novas necessidades do mercado, mais inovador e dinâmico, mostram que um líder completo possui competências dos dois eixos e sabe transitar entre eles.


Exemplo: em uma semana de grandes entregas, como é o caso de datas sazonais, ser focado em resultados é crucial. As decisões precisam ser rápidas e trazer benefícios imediatos a corporação, com cada membro da equipe exercendo um papel específico, sem espaço amplo para o diálogo; já em momentos de negociação de budget para área, o cuidado com o relacionamento precisa ser trazido à tona – é necessário envolver a equipe no que está sendo discutido, aproximar os pares e ativar sua re

de de networking.


Na experiência da ImpulsoBeta com diversas organizações dos mais variados setores, observamos com frequência a dificuldade que muitas áreas ainda encontram nesse equilíbrio de características. Quando olhamos de perto, entendemos o motivo: boards inteiros preenchidos por grupos homogêneos, compostos por pessoas do mesmo gênero, com formação e backgrounds sociais similares.


Em uma sociedade que exige cada vez mais inovação, é necessário ter cabeças que pensem diferente e que discordem trabalhando junto pois são a partir desses debates que surgirão soluções realmente disruptivas.

Acreditamos que o futuro do trabalho é feminino porque durante um longo período as características masculinas foram levadas ao extremo como role models nas culturas organizacionais. Isso não é mais suficiente. Mesclar características para trazer novas perspectivas deixou de ser opção para se tornar estratégia.

Texto escrito por ImpulsoBeta, parceira da Ciência do Protagonismo

--

A ImpulsoBeta é uma empresa de Inteligência de Gênero que apoia empresas em suas estratégias de promoção da equidade de gênero, criando ambientes para que que os talentos sejam potencializados, gerando inovação e negócios. Somos parceiros das empresas em seus desafios de atração, retenção e desenvolvimento de mulheres profissionais. Fazemos isso promovendo inteligência de gênero nos negócios, ou seja, garantindo ambientes de trabalho capazes de reconhecer, valorizar e usufruir das diferenças entre homens e mulheres, intensificando suas competências e habilidades. Conheça a ImpulsoBeta: www.impulsobeta.com.br

44 visualizações

|  HOME  |  SOBRE  |  SOLUÇÕES  |  BLOG  |  PARA EMPRESAS  |

|  FALE COM A GENTE  -  contato@cienciadoprotagonismo.com  -  +55 31 9 8240.2328  |

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone