Ho O que é o mundo VUCA e como ele impacta sua Carreira.
  • Elzí Campos

O que é o mundo VUCA e como ele impacta sua Carreira.

Atualizado: 22 de Mai de 2019


Que o mundo está mudando numa velocidade nunca antes vista todo mundo já sabe. Mas, quais são os reais impactos disso para sua carreira continua sendo um mistério para muita gente.

O fato de estarmos tão imersos nesse mundo em plena transformação dificulta a percepção das implicações dessas mudanças em nossas carreiras. E isso pode ser uma armadilha ao nos colocar junto da multidão, sem postura ativa e crítica para protagonizar nossa jornada.


E como sair dessa bolha?

"O primeiro passo para toda mudança está em adquirir consciência da necessidade da mudança. Ou seja, é necessário entender que mundo novo é esse."

Um dos termos mais representativos para explicar o momento histórico que vivemos é o chamado Mundo VUCA, um acrônimo das palavras em inglês Volatility (volátil), Uncertainty (incerto), Complexity (complexo) e Ambiguity (ambíguo).

Esse termo foi criado pelo exército americano para descrever o dinamismo e novos desafios do contexto pós-guerra fria. Hoje, esse termo é também apropriado para descrever o mundo do trabalho na era digital.

A principal ideia por trás desse termo está no fato de não termos mais a noção de previsibilidade e de controle típicos da antiga lógica mecanicista da era industrial. Hoje vivemos a modernidade líquida, tempos descritos pelo sociólogo Zygmunt Bauman em que nada é permanente, tudo muda rapidamente de forma fluida, líquida.

Os desafios passam a ser multifatoriais e temporários e isso requer uma postura profissional totalmente diferente do que se tinha como ideal na geração de nossos pais. Para sobreviver em meio a esse caos e se destacar, é necessário desenvolver capacidades específicas.


Então é isso o que significa ser um Profissional do Futuro?


O chamado Profissional do Futuro é alguém que conseguiu entender o mundo VUCA e se reinventou para se manter diariamente disposto a aprender e enfrentar os surpreendentes desafios desse mundo novo.

Para cada aspecto do mundo VUCA, uma capacidade se destaca e como desenvolvê-las é o que você vai conferir agora:


1- Volátil e Resiliente:


O volume e a agilidade das mudanças é tão grande que a mudança passou a ser a única constante o que torna muito difícil fazer previsões e planejamentos bem estruturados e detalhados. Mas, isso não significa deixar de agir estrategicamente.

A postura voltada para o protagonismo está centrada na clareza do que se quer como resultado final e do propósito por trás desse objetivo.

Com esses direcionadores, a ação passa a ser modelada a depender das mudanças de percurso e da escolha de um dos caminhos possíveis para alcançar o mesmo resultado.

O ponto-chave é se manter resiliente em meio às mudanças rotineiras, sendo capaz de se estabilizar, de superar o desgaste causado, manter-se otimista e se preparar para a próxima mudança.


2- Incerto e Adaptável:


O futuro é incerto e a imprevisibilidade dificulta a preparação para lidar com os acontecimentos. Muitas das soluções para os problemas de hoje não são válidas para os desafios do amanhã porque novos paradigmas surgem de mudanças disruptivas.

Mesmo diante do entendimento das relações de causa e efeito de uma mudança do agora, suas consequências são imprevisíveis no amanhã. As regras mudam conforme novos arranjos se modelam.

Isso requer que estejamos o tempo todo receptivos às mudanças e à suas consequências o que eleva a flexibilidade mental e a adaptabilidade à competências das mais requeridas dos novos tempos.


3- Complexo e Criativo:


Tudo passou a ser ligado numa verdadeira rede de hiperconexões e interdependência, fazendo com que seja muito difícil avaliar um evento ou resultado de forma isolada. O sistema de variáveis influenciadoras é complexo e múltiplo.

Para conseguir lidar com riscos e tomar decisões, é preciso deixar a lógica linear e avançar rumo a uma perspectiva sistêmica. A melhor forma de se fazer isso é ampliando nossa visão de mundo, nosso conhecimento sobre diferentes áreas, além de nos relacionar com pessoas de diferentes perfis e tribos.

Assim, enriquecemos nosso repertório e aumentamos a probabilidade de enxergar a sutileza de diferentes elementos que podem ser combinados para encontrar soluções efetivas, inesperadas, criativas e inovadoras.


4- Ambíguo e Ousado:


Não há mais verdades absolutas. É a diversidade de opiniões, perspectivas e ideias que rege os novos tempos e viabiliza vários caminhos possíveis.

Visões tradicionais ou baseadas em eventos anteriores dão espaço à percepções fora da caixa que acompanham o dinamismo dos novos tempos e são recebidas de formas igualmente relevantes.

E para viver a diferença como regra é preciso também ter a ousadia de assumir uma das alternativas possíveis e suas consequências mesmo estando sob pressão e circunstâncias desfavoráveis. Afinal, estar aberto a cometer erros é o caminho mais curto para “errar rápido” e adquirir experiências significativas e que levem a melhores decisões.


É importante entender que esse mundo VUCA vai continuar se intensificando à medida que a tecnologia e robotização avançarem. Assim, será cada vez mais necessários que os profissionais sejam RACO: resilientes, adaptáveis, criativos e ousados.

Ou seja: não é sobre SE teremos que nos desenvolver para viver nessa nova realidade, é sobre QUANDO ela irá se intensificar no nosso contexto a ponto de nos colocar dentro ou fora do jogo.


Agora que você já deu o primeiro passo de toda mudança ao adquirir a consciência da necessidade da mudança entendendo o que é o mundo VUCA e como ele impacta você, é hora de se preparar para o segundo passo e se transformar em um Protagonista!

0 visualização

|  HOME  |  SOBRE  |  SOLUÇÕES  |  BLOG  |  PARA EMPRESAS  |

|  FALE COM A GENTE  -  contato@cienciadoprotagonismo.com  -  +55 31 9 8240.2328  |

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone